quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


Em um universo virtual, onde a tecnologia está facilitando a comunicação de pessoas, é preciso entender que do outro lado do computador há pessoas de diferentes perfis, entendimentos e gostos, mas  todos são sujeitos em busca de aprendizagem.

O mundo virtual permite uma revisão das ações didático e também pedagógicas, quando o contexto for aprendizagem, pois não podemos generalizar que todos aprendem virtualmente, como diz Piaget cada um tem o seu tempo.

Cada aluno é uma oportunidade em potencial, cabendo ao tutor entender e valorizar as capacidades e habilidades, mas é preciso estimular o grupo para que haja produção consistente em prol ao saber.

Interagir é entender que somos capazes de construir. Diante do processo de ensinar e de aprender virtualmente, a aprendizagem significativa é o foco para construção efetiva do conhecimento.

Várias serão as teorias que poderão ajudar no real sentido da aprendizagem significativa, porém, na modalidade EAD um ponto considerável para que a assimilação do conteúdo seja valida é mediação correta do conhecimento. Na EaD, a autonomia é essencial para êxito do processo de ensinoaprendizagem, é considerada como recurso valioso do aprendiz segundo Moore (2007).

’(...)ao organizarmos o conteúdo do mais simples para o mais complexo e dizendo logo para os aprendizes o que se espera deles, para que possam planejar e controlar seus processos de aprendizagem.’’

A verdadeira aprendizagem não pode ser mensurada apenas por uma realização de tarefa ou finalização correta de uma avaliação, é necessário que o aluno construa o conhecimento para que realmente tenha foco no objetivo. Existem meios facilitadores para que esse processo de ensino e de aprendizagem possam ser alcançados, tais como avaliação, interação e atividades. Um dos provocadores do conhecimento e também teórico que ajuda com um olhar norteador sobre avaliação é Piaget, compartilho:

"(...) a aprendizagem não se confunde necessariamente com o desenvolvimento, e que, mesmo da hipótese segundo a qual as estruturas lógicas não resultam da maturação de mecanismos inatos somente, o problema subsiste em estabelecer se sua formação se reduz a uma aprendizagem propriamente dita ou depende de processos de significação ultrapassando o quadro do que designamos habitualmente sob este nome."

É de importância relevar que a aprendizagem pode ter um foco na mediação do conteúdo, o público de uma sala de aula com quadro negro pode não ser o mesmo dos alunos da EAD, a provocação para que a aprendizagem tenha significação deve ser tida de olhar para a realidade.

É importante pontuar que a atuação do docente em sala de aula é diferente do tutor dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem, assim cada atuação tem o seu foco, segundo Ausubel, a aprendizagem torna-se mais fácil quando se tem um conhecimento prévio, assim ressalta:
 

‘’...para haver aprendizagem significativa são necessárias duas condições, o aluno precisa ter uma disposição para aprender: se o indivíduo quiser memorizar o conteúdo arbitrária e literalmente, então a aprendizagem será mecânica. Em segundo, o conteúdo escolar a ser aprendido tem que ser potencialmente significativo, ou seja, ele tem que ser lógica e psicologicamente significativo: o significado lógico depende somente da natureza do conteúdo, e o significado psicológico é uma experiência que cada indivíduo tem. Cada aprendiz faz uma filtragem dos conteúdos que têm significado ou não para si próprio... ‘’

A real Aprendizagem Significativa ocorre quando descrevemos situações ou um caso; quando propomos comparações; quando exigimos uma participação ativa do aprendiz, até quando solicitamos um resumo a ser apresentado em um fórum, como forma de se apresentar e participar.. Ausubel,(1982)

Aprender faz parte da provocação do conhecimento, assim como foi proposto no tema que faz uma ligação da mediação do ensinar com o aprender. Na educação a distância é importante que os papéis sejam desenhados de acordo com a necessidade da organização, empresa, escola ou o lugar que desenvolverá o curso, o foco central é que o aluno tenha a assimilação correta do conteúdo.

Seja pelo computador ou pelo rádio, a educação a distância precisa de alunos comprometidos com o aprender, uma vez que não existem barreiras para o alcance da ead. Hoje pessoas de todos os cantos deste nosso país de dimensões continentais estudam em tempo real, não necessitando do contato presencial para desenvolvimento das atividades.

É importante valorizar o cenário local e aproveitar oportunidades de interação durante todo o curso, assim, todos ganham e aprendem de forma que cultivam e respeitam as diferenças, que são distintas.

Fonte:

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

PIAGET, Jean. Aprendizagem e Conhecimento. In.: Aprendizagem e conhecimento.Tradução Equipe da Livraria Freitas Bastos. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.